Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Físico maranhense será novo presidente da Agência Espacial Brasileira

José Raimundo Coelho era diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Físico é considerado um dos homens de confiança de Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência e Tecnologia

A AEB (Agência Espacial Brasileira) tem novo presidente. O físico maranhense José Raimundo Coelho foi nomeado nesta sexta-feira para comandar o programa espacial do país. A decisão saiu no Diário Oficial da União.

Coelho era o favorito para substiuir Marco Antônio Raupp, atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O físico já havia substituído o ministro, em março de 2011, na direção do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que ocupou até agora.

O novo presidente da AEB é considerado uma das pessoas de confiança de Raupp. Os dois trabalharam juntos no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 1985 e 1989, quando Raupp era diretor do instituto. Coelho era chefe de cooperação internacional e de gabinete de Raupp. Também no Inpe, Coelho coordenou o programa de satélites feito com a China, chamado CBERS.

A presidencia da AEB estava sendo ocupada interinamente, desde janeiro, por Thyrso Villella, diretor da área de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB. De acordo com a assessoria da agência, uma cerimônia de posse deverá ser realizada até o fim da próxima semana.