Fezes contêm ouro e outros metais preciosos, diz estudo

Encontrar uma maneira de extrair as substâncias poderia ajudar o meio ambiente ao reduzir a necessidade de mineração

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h05 - Publicado em 24 mar 2015, 20h05

Fezes humanas contêm ouro e outros metais preciosos que poderiam valer centenas de milhões de dólares, afirmaram pesquisadores na segunda-feira. O desafio, agora, é saber como recuperá-los.

A geóloga Kathleen Smith, da US Geological Survey, explica os depósitos de metais no esgoto: “Há metais em todos os lugares: nos produtos para o cabelo, detergentes e até em nanopartículas usadas em meias para evitar maus odores”.

Tendo identificado depósitos de platina, prata e ouro encontrados nos dejetos humanos, a equipe de Kathleen busca agora saber se a exploração é rentável, o que pode aliviar a pressão sobre jazidas convencionais. Além do ouro, sua equipe também está de olho em metais pesados usados na fabricação de celulares e computadores, como o cobre e o vanádio.

Há uma vantagem adicional na mineração de dejetos, explica a geóloga. O excesso de metais limita o aproveitamento de biossólidos como fertilizante. “Se pudermos recuperar os metais preciosos, ganha-se dos dois lados.” Os resultados foram apresentados no Encontro e Exposição Anual da Sociedade Americana de Química (ACS), que acontece em Denver até a próxima quinta-feira.