Clique e assine a partir de 9,90/mês

Exército dos EUA encomenda robô mais veloz que o homem

Máquina terá as formas do guepardo e poderá alcançar até 50 km/h

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 17h09 - Publicado em 2 mar 2011, 12h40

O custo do projeto não foi revelado, mas o contrato multimilionário deve sugar uma parte considerável dos 3,2 bilhões de dólares previstos no orçamento da agência de pesquisa do exército americano

Um robô capaz de superar o ser humano mais rápido do mundo está sendo desenvolvido pelo exército americano. A máquina tem as formas de um guepardo – recebeu o nome de Cheetah – e foi encomendada à empresa americana Boston Dynamics, a mesma que desenvolveu o robô BigDog, que ajuda soldados a carregar equipamentos em terrenos acidentados.

A Boston Dynamics espera que um protótipo do Cheetah esteja pronto em 20 meses e alcance entre 30 e 50 quilômetros por hora. Os guepardos de verdade – os animais terrestres mais rápidos – conseguem atingir até 110 quilômetros por hora. Para efeito de comparação, ao bater o recorde mundial dos 100 metros rasos (9s58), em 2009, o jamaicano Usain Bolt atingiu a velocidade máxima de 44,72 km/h.

O guepardo robótico terá espinha flexível e cabeça articulada. Será capaz de correr, fazer curvas fechadas, ziguezaguear e parar abruptamente. O custo do projeto não foi revelado, mas o contrato multimilionário deve sugar uma parte considerável dos 3,2 bilhões de dólares previstos no orçamento da Darpa, a agência de pesquisa do exército americano.

Continua após a publicidade

Apesar das quantias astronômicas gastas nesse tipo de pesquisa (o BigDog custou 18 milhões de dólares), oficiais americanos ainda não sabem que fim darão aos robôs. Marc Raibert, chefe da pesquisa e presidente da Boston Dynamics, disse ao jornal americano Boston Herald que a Darpa “não está concentrada na utilização final” do projeto. Para eles, “o mais importante é desenvolver a tecnologia e analisar como ela poderá ser aplicada”, disse Raibert.

Publicidade