Estudo explica por que urso polar é saudável, embora consuma muita gordura

Mutações genéticas que acompanharam a evolução do animal o tornaram capaz de metabolizar grandes quantidades de colesterol no sangue

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 8 Maio 2014, 18h29

Uma nova pesquisa descobriu o motivo pelo qual o urso polar acumula muita gordura no corpo sem correr um risco grande de desenvolver doenças cardíacas. Segundo o estudo, feito nos Estados Unidos, essa habilidade do animal se deve a mutações genéticas que aconteceram ao longo de sua evolução e que interferem na função cardiovascular.

Título original: Population Genomics Reveal Recent Speciation and Rapid Evolutionary Adaptation in Polar Bears​

Onde foi divulgada: periódico Cell

Quem fez: Rasmus Nielsen, Eske Willerslev, Jun Wang e outros

Instituição: Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos

Resultado: De 500.000 anos para cá, o urso polar evoluiu para uma espécie diferente do urso pardo. Nesse período, o animal sofreu mutações genéticas que permitem que ele consumisse muita gordura e tenha um percentual de gordura elevado, mas não corra grandes riscos de ter doença cardíaca.

Parte da adaptação dos ursos polares a ambientes extremamente frios depende de uma alimentação rica em lipídios. Quase metade da composição corporal desses animais é de gordura e, consequentemente, os níveis de colesterol no organismo do mamífero são muito elevados, suficientes para causar doenças cardiovasculares em seres humanos. Já entre os animais a prevalência de doença cardíaca não é alta.

Para tentar descobrir de que forma o coração desses ursos se protegem contra altos níveis de gordura, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sequenciaram e analisaram o genoma de 79 ursos polares e dez ursos pardos de regiões diferentes do mundo. As conclusões foram publicadas nesta quinta-feira no periódico Cell.

De acordo com o estudo, os ursos polares apresentam mutações em genes associados, por exemplo, à forma como o corpo metaboliza a gordura e a transporta no sangue. Um desses genes é o Apob, responsável por remover o colesterol da corrente sanguínea e levá-lo para as células. A mutação identificada no genoma dos animais sugere que o urso polar consegue administrar quantidades muito elevadas de açúcar e triglicérides no sangue, o que diminui o risco de doenças cardíacas.