Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Especialista tira dúvidas sobre dinossauros

Os dinossauros estão mesmo extintos? De que maneira eles se tornaram dominantes na Terra? Como eram os dinossauros brasileiros? O paleontólogo Luiz Anelli responde essas e outras questões

Você possivelmente comeu carne de dinossauro no almoço algum dia dessa semana. E é provável que tenha ovos desses seres na geladeira. Ao contrário do que diz o senso comum, os dinossauros não foram completamente extintos da Terra. Alguns deles habitam o planeta até hoje – agora são chamados de aves. É o que afirma Luiz Anelli, professor de Paleontologia do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Segundo o pesquisador, um grupo de dinossauros pequenos que viveu durante o período Jurássico, compreendido entre 199 e 145 milhões de anos atrás, passou a desenvolver plumas em sua pele, em lugar das escamas. Inicialmente, as plumas serviam para aquecer o animal, depois passaram a ser adereços para o acasalamento e, por fim, começaram a ser usadas para planar. Com o desenvolvimento da musculatura, esses dinossauros foram capazes de bater as asas e voar – como as aves atuais. “O pequeno e ágil beija-flor, por exemplo, é um dinossauro terópodo, como o Tyrannosaurus rex. Galinhas, frangos, codornas e perus são todos dinossauros”, conta Anelli.

Quando a colisão da Terra com um grande asteroide, que modificou todos os ecossistemas do planeta, levou a maioria desses seres à extinção, aqueles que sabiam voar escaparam. “As aves são hoje os animais mais diversificados e que habitam o maior numero de habitats dentre todos os animais”, explica o pesquisador.

Dinossauros brasileiros – “Se você pedir para qualquer pessoa, adulto ou criança, falar o nome de um dinossauro, ela vai citar um americano. Nós temos dinossauros maravilhosos, grandes e poderosos que viveram aqui também”, afirma Anelli.

Ele é o autor de O Guia Completo dos Dinossauros no Brasil (Editora Peirópolis, 222 páginas). O livro, primeiro a reunir informações sobre as 22 espécies de dinossauro encontradas no Brasil, ganhou também uma versão infantil, chamada Dinos no Brasil (Editora Peirópolis, 81 páginas).

Nos vídeos abaixo, Anelli fala sobre os tipos de dinossauros que existiram, como eles viviam e a importância de conhecer melhor a pré-história do nosso país.