Espanhóis mapeiam genoma completo do melão

Aprimoramento genético pode produzir variedades mais resistentes às pragas

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h31 - Publicado em 3 jul 2012, 17h31

Cientistas espanhóis conseguiram mapear o genoma do melão. Com isso, o fruto poderá passar por aprimoramento genético e dar origem a variedades mais resistentes a pragas, com sabor mais doce e amadurecimento precoce. A Espanha é a maior exportadora e a quinta maior produtora de melão.

O mapeamento indicou que o melão tem 27.427 genes, dos quais 411 estão relacionados à resistência a doenças. “Os melões têm uma alta capacidade de se adaptar a diferentes ambientes”, disse Pere Puigdomènech, do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol), coordenador do estudo.

Os pesquisadores também identificaram 89 genes relacionados ao amadurecimento da planta, processo que envolve a formação do sabor e aroma do fruto. Só no processo de produção do carotenos – que dá cor à polpa do melão -, foram mapeados 26 genes. O acúmulo de açúcar envolve outros 63 – sendo que 21 destes nunca haviam sido descritos antes.

Com o mapeamento genético completo do melão, os cientistas também conseguiram sequenciar os genomas de sete variedades diferentes do fruto. O trabalho envolveu cientistas de nove centros de pesquisa, públicos e privados. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de 2009 mostram que são produzidas 26 milhões de toneladas de melão todos os anos no mundo.

(Com Agência EFE)