Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça a nova descoberta da era dos dinossauros

O Sefapanosaurus é do grupo que deu origem aos herbívoros de pescoço longo, como o Argentinossauro

Cientistas anunciaram na última semana a descoberta de um novo dinossauro, o Sefapanosaurus. O novo animal, que tem 200 milhões de anos e é da África do Sul, poderia, contudo, ter sido exibido muito antes. Seus fósseis estavam guardados há quase cem anos no Instituto de Estudos Evolutivos (ESI, na sigla em inglês) da Universidade de Witwatersrand, mas os cientistas acreditavam que ele era de outra espécie, a Aardonyx.

Leia também:

Os dinossauros sem penas e outros erros (e acertos) científicos de ‘Jurassic World’

Pesquisadores desvendam mistério de dinossauro de ‘mãos horrorosas’

Pescoço comprido – Foram os paleontólogos Alejandro Otero e Emil Krupandan que, estudando a coleção do Instituto, perceberam os fósseis misturados. De acordo com o estudo, publicado no periódico Zoological Journal of the Linnaean Society, o novo dinossauro é do grupo dos sauropodomorpha, animais de tamanho médio que deram origem aos dinossauros de pescoço comprido da era Mezozoica (entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás), como o Argentinossauro e o diplodoco.

“O Sefapanosaurus é membro da lista crescente de dinossauros que surgem na Argentina e na África do Sul e que estão nos mostrando, cada vez mais, o quanto esses gigantes eram diversificados”, explicou o paleontólogo argentino Alejandro Otero.

(Da redação)