Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Conheça a ‘mammatus’, nuvem rara que anuncia fortes chuvas

Esse tipo de nuvem foi visto no céu do Paraná na quarta-feira e pode voltar a aparecer nesta quinta, fortes tempestades estão previstas

Por Julia Moura - Atualizado em 19 jan 2017, 18h31 - Publicado em 19 jan 2017, 18h00

Um tipo de nuvem rara, que surge em períodos de chuvas fortes, apareceu no céu do Paraná nesta quarta-feira, causando curiosidade nos moradores da região — e diversas fotos. A nuvem, chamada pelos meteorologistas de “mammatus”, parece ter várias “bolsas” penduradas e chama a atenção quando aparece. De acordo com a empresa Climatempo, essa formação é pouco comum e pode aparecer também após as tempestades.

“Essa nuvem aparece quando há tempestades e acompanha a cumulonimbus (nuvens comuns que parecem feitas de algodão). Ela indicam uma alta turbulência no céu e pode aparecer antes ou depois de uma grande tempestade”, afirma Carlos Morales, professor de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo as previsões meteorológicas, esse tipo de nuvem, que apareceu em Curitiba e na região metropolitana da capital, pode voltar a se formar nesta quinta-feira. As previsões para Curitiba e para o interior do Paraná é de fortes chuvas até a próxima terça-feira.

Nuvem Mammatus é vista em Curitiba (PR) - 18/01/2017 Nuvem Mammatus é vista em Curitiba (PR)

Nuvem Mammatus é vista em Curitiba (PR) Instagram/@waxxyy2/Reprodução

Publicidade