Veja Digital - Plano para Democracia: R$ 1,00/mês

Com a ajuda de cientistas, Stephen Hawking poderá usar a mente para se comunicar

Pesquisadores gravaram atividade cerebral do físico e identificaram padrões que vão ajudá-lo a se comunicar usando apenas o pensamento

Por Marco Túlio Pires Atualizado em 6 Maio 2016, 16h32 - Publicado em 25 jun 2012, 20h57

O mais famoso físico do planeta, Stephen Hawking, é portador da esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que paralisa todos os movimentos de suas vítimas ao longo dos anos. Por causa da gravidade da doença, os médicos deram a Hawking somente dois anos de vida, mas ele sobrevive a despeito da incapacidade de se mover. Seu cérebro continua intacto e produtivo.

Hoje, o físico movimenta a bochecha para ativar um aparelho feito sob medida que o ajuda a formar palavras e frases. Contudo, com o passar do tempo, Hawking também perderá a capacidade de mover a bochecha. Quando isso acontecer, suas chances de se comunicar com o mundo exterior serão reduzidas a zero, ou quase isso. Uma nova tecnologia, chamada de iBrain, porém, pode garantir que o gênio continue se comunicando. Philip Low, professor da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos, vai substituir o movimento da bochecha, que controla o sistema de comunicação de Hawking, por um comando cerebral.

Low trabalha com Hawking há um ano utilizando um gravador de ondas cerebrais. “Ele me pediu que o visitasse e queria fazer parte dos nossos estudos”, diz Low, em entrevista ao site de VEJA. “Pedimos a ele que treinasse a mente a imaginar que estava mexendo os membros, mesmo impossibilitado”, diz. Esse pensamento seria a ordem para ativar o sistema de comunicação do físico.