Clique e assine a partir de 9,90/mês

Colômbia pode ter encontrado o maior tesouro já descoberto no mar

Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 16h00 - Publicado em 6 dez 2015, 12h21

Um navio espanhol carregado de ouro, prata, esmeraldas e outras pedras preciosas foi encontrado pela Colômbia mais de 300 anos após naufragar. Segundo o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o galeão São José pode se o maior tesouro já descoberto no fundo do mar, com valor estimado de pelo menos 1 bilhão de dólares (cerca de 3,7 bilhões de reais).

O navio foi atacado pelos britânicos em 1708 no mar do Caribe, perto da costa de Cartagena. Eles pretendiam roubar a carga do galeão, mas o barco espanhol afundou e os pertences nunca haviam sido encontrados. A carga, que também inclui joias e pertences do então vice-rei do Peru, havia sido coletada na América do Sul em 1708 para ser enviada à Espanha e ajuda a financiar uma guerra do Rei Philip V contra a Grã-Bretanha.

Juan Manuel Santos, que anunciou a descoberta neste sábado em seu pefil do Twitter, disse que um museu será construído no país para expor os objetos encontrados no navio. Um time de arqueólogos continuará trabalhando para preservar a carga encontrada.

(Da redação)

Publicidade