Cientistas encontram 74 genes relacionados ao desempenho escolar

Genética é responsável por 0,43% das diferenças no tempo de estudo entre os indivíduos. Bom desempenho depende, antes de tudo, de fatores externos

13 Maio 2016, 09h06

Uma equipe de 253 cientistas de diversas partes do globo descobriu 74 genes relacionados ao grau de escolaridade das pessoas. A pesquisa, publicada na última quarta-feira (11) na revista científica Nature, identificou que fatores genéticos têm um papel – pequeno, no entanto – no bom desempenho escolar.

“As pequenas diferenças genéticas que encontramos podem ajudar a compreender o motivo pelo qual certas pessoas são mais suscetíveis de ter um declínio cognitivo precoce”, afirmou o professor e coautor do estudo Peter Visscher, do Queensland Brain Institute, na Austrália.

De acordo com os pesquisadores, a influência dessas 74 variações genéticas – a maioria relacionada a desenvolvimento cerebral – é sutil: a genética é responsável por 0,43% das diferenças de tempo de estudo entre os indivíduos. Para a combinação de genes que tem mais impacto, a diferença entre as pessoas que não são portadoras dos genes e aquelas que têm essa carga de ambos os pais “prevê, em média, cerca de nove semanas de escola a mais”, detalha Daniel Benjamin, coautor do estudo, da Universidade da Califórnia do Sul (USC), em Los Angeles. Ou seja: em uma pessoa desprovida de quaisquer genes relacionados ao desempenho escolar, o resultado seria 2 meses e meio a menos de estudos.