Cientistas anunciam descoberta promissora do Telescópio James Webb

Sonda captou a imagem de uma galáxia que deve estar a 13,5 bilhões de anos-luz da Terra, ou seja, que surgiu apenas 300 milhões de anos depois do Big Bang

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 jul 2022, 19h07 - Publicado em 21 jul 2022, 18h43

Uma semana depois de mostrar o quão longe suas lentes podem alcançar, o Telescópio James Webb parece ter quebrado seu primeiro recorde. O jovem herdeiro do trintão Hubble captou a imagem de uma galáxia a 13,5 bilhões de anos-luz da Terra, ou seja, apenas 300 milhões de anos depois do Big Bang.

A luz da Glass-z13 levou 13,5 bilhões de anos para nos atingir, mas a distância entre nós agora é de 33 bilhões de anos-luz devido à expansão do universo. “Estamos potencialmente olhando para a luz das estrelas mais distante que alguém já viu”, disse à agência France Presse Rohan Naidu, do Harvard Center for Astrophysics.

A Glass-z13 havia sido identificada nas primeiras imagens do James Webb, mas não fez parte do primeiro conjunto de registros divulgado pela Nasa. A idade exata da galáxia permanece desconhecida, pois poderia ter se formado a qualquer momento nos primeiros 300 milhões de anos, após a explosão primordial.

Uma das grandes promessas do Webb é sua capacidade de encontrar as primeiras galáxias que se formaram após o Big Bang, há 13,8 bilhões de anos. Por estarem tão distantes da Terra, no momento em que sua luz nos atinge, ela foi esticada pela expansão do universo e deslocada para a região infravermelha do espectro de luz, que o Webb está equipado para detectar com clareza.

Por enquanto, a pesquisa foi publicada em um servidor de pré-impressão, com a ressalva de que ainda precisa ser revisada. Naidu disse que outra equipe de astrônomos liderada por Marco Castellano, que trabalhou nos mesmos dados, chegou a conclusões semelhantes. O que é um bom sinal.