Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China quer construir sua própria estação espacial até 2020

País também irá fabricar nave de carga de 13 toneladas para provisões

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h08 - Publicado em 26 abr 2011, 18h20

Depois de mandar um astronauta ao espaço, em 2003, a China quer construir sua própria estação espacial. Segundo informações do jornal China Daily, a agência espacial chinesa vai realizar a empreitada até 2020. A estação chinesa terá 60 toneladas e três módulos – um principal e outros dois para experimentos.

A previsão é de que o módulo principal seja o primeiro a ser colocado em órbita, com 18,1 metros de comprimento, diâmetro máximo de 4,2 metros e peso de 20 a 22 toneladas. Os outros terão 14,4 metros de comprimento e o mesmo peso e diâmetro que o primeiro.

O programa espacial chinês também inclui a fabricação de uma nave de carga de 13 toneladas para transportar provisões e material de laboratório. Segundo os responsáveis, a população poderá sugerir nomes para a nave e a estação, assim como símbolos para adornar o novo complexo espacial. Wang Wenbao, diretor do departamento encarregado pela estação, assinalou que a participação do público na escolha do nome “reforçará a sensação nacional de coesão e orgulho”.

Segundo o porta-voz do programa, Wang Zhaoyao, o desenvolvimento da tecnologia necessária para garantir missões de pelo menos 20 dias no espaço é um dos objetivos principais para os próximos cinco anos.

Quando ficar pronta, a estação chinesa vai rivalizar com a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A ISS é gerenciada em conjunto pelas agências espaciais americana (NASA), japonesa (JAXA), canadense (CSA), europeia (ESA) e russa (Roscosmos).

Saiba mais

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade