China lançará nave espacial tripulada em junho de 2013
Autoridades chinesas anunciam nova missão tripulada do país, a Shenzhou 10. Ambicioso programa espacial chinês prevê uma estação espacial até 2020

A China lançará uma nova missão espacial tripulada no início de junho do próximo ano, afirmou neste sábado o vice-comandante do programa espacial tripulado do país, Niu Hongguang. De acordo com o oficial, o objetivo da missão é realizar experimentos científicos durante 15 dias no módulo de laboratório.
Segundo declarações de Niu durante o 18º Congresso do Partido Comunista da China, a missão Shenzhou 10 contará com uma tripulação de dois astronautas homens e uma mulher – como ocorreu com sua predecessora, a Shenzhou 9, que fez da astronauta Liu Yang a primeira mulher chinesa a ser enviada ao espaço.
Saiba mais
TIANGONG-1
O módulo experimental da estação chinesa tem oito toneladas com um formato cilíndrico e uma escotilha de acoplamento em cada ponta. A estrutura possui dois compartimentos, um para guardar carga útil e o outro equipado com computadores e dispositivos de controle da espaçonave.

Ainda de acordo com o vice-comandante do programa espacial, a Shenzhou 10 deverá acoplar-se ao módulo de laboratório espacial Tiangong-1 (Palácio celeste 1, em tradução livre). O lançamento do laboratório espacial ocorreu em setembro de 2011. Desde então, ele acoplou-se com as missões Shenzhou 8 (não tripulada), em novembro daquele ano, e Shenzhou 9, em junho de 2012. Os procedimentos confirmaram a capacidade de acoplagem espacial da tecnologia chinesa, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.
A missão Shenzhou 10 será a quarta tripulada e realizada por astronautas chineses e a segunda com a participação de uma mulher. “Os astronautas permanecerão no espaço por 15 dias, conduzindo experimentos científicos no módulo de laboratório e realizando palestras científicas para espectadores na Terra”, diz Niu.
Estação espacial – O objetivo do programa espacial chinês é ter sua própria estação espacial até 2020. A China vê em seu ambicioso programa espacial um símbolo da cada vez maior relevância global do país asiático. Segundo dados oficiais, no final de 2011 a China havia enviado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, ficando em segundo lugar em número de lançamentos, atrás apenas da Rússia.
Em 2003, a China tornou-se o terceiro país a enviar um astronauta de forma independente ao espaço, feito só realizado pelos Estados Unidos e pela Rússia.
(Com agência EFE)
Cronologia do programa espacial chinês
As datas mais importantes da longa marcha chinesa rumo ao espaço
- 1956 – a China, ainda uma sociedade predominantemente rural imersa na pobreza, inaugura seu primeiro Instituto de Pesquisas de Mísseis e Foguetes.
- 1960 – o país desenvolve seu primeiro foguete, auxiliado por cientistas russos. O feito marca o início de uma série inteira de foguetes, todos nomeados CZ (abreviação de Changzheng ou “Longa Marcha”).
- 1970 – em 24 de abril, a China se torna o quinto país do mundo a enviar um satélite para a órbita terrestre, quando o DFH-1 (Dong Fang Hong – ‘O Leste é Vermelho’) é lançado ao espaço a bordo de um foguete Longa Marcha.
- 1992 – enquanto a China faz dos voos tripulados seu objetivo de médio e longo prazos, o Conselho de Estado ou gabinete adota o “projeto 921”, tão secreto quanto os projetos anteriores, mais conhecido pelo nome Shenzhou (“nave divina”).
- 1995 – o programa espacial chinês sofre um revés quando um foguete CZ-2E explode durante o lançamento em Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), matando seis pessoas.
- 1999 – a primeira nave espacial Shenzhou é lançada em 20 de novembro a bordo de um foguete CZ-2F e retorna à Terra após completar 14 órbitas. A bordo viajam quilos de amostras biológicas.
- 2002 – a Shenzhou III é lançada em 25 de março, na presença do presidente Jiang Zemin. Em 1º de abril, após orbitar a Terra 108 vezes, a espaçonave volta à Terra.
- 2003 – em 15 de outubro, a Shenzhou 5 é lançada para um voo orbital, levando a bordo o primeiro taikonauta (astronauta chinês), Yang Liwei. Ele volta à Terra após 21 horas e 14 voltas ao redor da Terra.
- 2007 – a China lança a Chang’e-1, sua primeira sonda lunar, que orbita a Lua e tira fotos em alta resolução da superfície do satélite natural da Terra.
- 2008 – Zhai Zhigang conclui com sucesso a primeira caminhada espacial de um astronauta chinês.
- 2010 – em 1º de outubro, a China lança a Chang’e-2, sua segunda sonda lunar.
- 2011- em 29 de setembro, a China lança o módulo experimental Tiangong 1 ou “Palácio Celestial”, no primeiro passo rumo à construção de sua estação espacial, prevista para 2020.
- 2011 – em 1º de novembro, a China lança a Shenzhou 8 e realiza sua primeira operação de acoplamento no espaço.
- 2012 – em junho, a Chenzou 9 é lançada e torna-se a primeira missão tripulada chinesa a acoplar-se com o módulo experimental Tiangong 1. Participa desta missão Liu Yang, a primeira mulher astronauta chinesa a ir ao espaço.
- (Fonte: France Presse)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.