Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cachorros que participam de competições estão acima do peso, revela pesquisa

Um em cada quatro cães que disputam o maior show canino do mundo estão fora de forma

Estudo curioso realizado pela Universidade de Veterinária de Liverpool, da Inglaterra, analisou fotos de cachorros participantes do concurso Crufts, realizado em Londres, para mostrar que os participantes estão acima do peso. A pesquisa saiu no site da Veterinary Record.

Especialistas em avaliação corporal analisaram 1 120 fotos de raças que tinham ou não predisposição à obesidade. Dessa amostragem, um entre quatro cães estava fora das medidas, enquanto os outros 75% apresentavam condições ideais de saúde. Pugs, bassets e golden retrivers eram as raças mais afetadas pela obesidade: 80%, 68% e 63% da amostragem de cada uma, respectivamente.

Leia também:

Seis alimentos perigosos para cachorros

O maior inimigo do seu inimigo é: seu cachorro

A explicação é que nem todos os cães se desenvolveram para esse tipo de competição, e sim para serem bons companheiros, caçadores ou auxiliares em trabalhos no campo. Realizando poucos exercícios físicos justamente para se dedicar à disputa estética (onde, muitas vezes, quanto mais “gordinhos”, melhor), eles acabam engordando.

A obesidade entre os cachorros já é reconhecida como uma doença comum. Assim como nos humanos, além da dieta e falta de exercícios, o sobrepeso pode estar ligado a problemas ortopédicos, diabetes, doenças respiratórias e até certos tipos de câncer. E também afeta a qualidade e a duração da vida de um cão.

No estudo, poodle, border terrier, leão-da-rodésia, braco húngaro de pelo curto e dobermann foram as raças que menos apresentaram tendência a obesidade.

(Da redação)