Clique e assine a partir de 9,90/mês

Avião solar inicia voo noturno histórico

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 17h16 - Publicado em 7 jul 2010, 07h51

O avião Solar Impulse, alimentado exclusivamente por energia solar, alçou nesta quarta-feira seu voo histórico. A aeronave decolou no início da manhã de um aeródromo na Suíça para um voo de 25 horas – um teste para verificar a capacidade do aparelho de voar à noite, após ter as baterias carregadas durante o dia.

O Solar Impulse, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar – pouco vento, para não perder estabilidade -, pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares. As asas da aeronave têm uma envergadura igual às de um Airbus A340 (63,40 metros), mas o aparelho pesa apenas 1.600 quilos.

O avião tem como única fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos, com potência de 10 CV. Também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 quilos.

O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia. Agora precisa ser aprovado no teste noturno, para testar a capacidade das baterias de serem carregadas suficientemente durante o dia e alimentar o avião durante horas sem sol.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade