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Avião Solar Impulse 2 completa 75% do trajeto transatlântico

O avião, movido à energia solar, está prestes a completar um trajeto com duração entre 90 a 110 horas até o aeroporto de Sevilha, na Espanha

Por Da redação
22 jun 2016, 10h17

O avião Solar Impulse 2 completou 75% do perigoso trajeto transatlântico nesta quarta-feira (22), após ter decolado do aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, na última segunda. O avião, movido à energia solar, está prestes a completar um trajeto com duração entre 90 a 110 horas até o aeroporto de Sevilha, na Espanha. No site do Solar Impulse é possível acompanhar o voo em tempo real.

O avião é comandado pelo piloto suíço Bertrand Piccard, de 58 anos, que quer promover as energias renováveis. Ele tem apenas breves momentos de sono durante a viagem. “Acabo de acordar do cochilo, um pouco cansado ainda, mas contente de ver o amanhecer sentado no meu pequeno #si2”, escreveu em sua conta no Twitter.

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Na primeira jornada sobre o Atlântico, Piccard relatou que viu baleias saltando sobre a água e uma maravilhosa Lua cheia durante a noite. “Não vão acreditar em mim, mas à minha direita vejo um iceberg no oceano Atlântico. Olhem!”, relatou Piccard.

Solar Impulse 2 – O avião tem quatro hélices movidas à energia fornecida por suas 17.000 placas solares instaladas nas asas. O piloto compatriota André Borschberg, de 63 anos, também é um dos pilotos do avião – mas não comanda a nave neste voo transatlântico. A cada amanhecer, as baterias do avião voltam a se recarregar, após uma noite de voo alimentada pela energia gerada nas placas solares.

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Com o peso de um carro e uma envergadura de 72 metros, o avião voa a uma velocidade que geralmente não passa de 50 quilômetros por hora, mas que pode dobrar com uma exposição direta ao Sol. Depois de pousar na Europa, o Solar Impulse 2 voltará a seu ponto de partida, Abu Dhabi, de onde decolou em 9 de março de 2015, para completar uma viagem de 35.000 quilômetros.

Por ser leve (pesa 1,5 toneladas), o Solar Impulse 2 é muito sensível às turbulências – que têm sido relatadas pelo piloto. “Após uma longa noite de turbulência e pouco sono, eu vejo os primeiros sinais da luz do dia”, escreveu o piloto em outro tweet.

Em sua etapa mais longa, o Solar Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya (no Japão) até a ilha americana do Havaí. O piloto André Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental, na qual foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história.

(Com AFP)

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