Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Astrônomos encontram possível novo exoplaneta

Orbitando uma estrela próxima da Terra, o objeto seria de cinco a sete vezes maior do que o nosso planeta e pode possuir água líquida

Por Sabrina Brito Atualizado em 10 fev 2021, 11h54 - Publicado em 10 fev 2021, 09h49

Recentemente, astrônomos anunciaram a possível descoberta de um novo exoplaneta – um planeta em outro sistema solar – orbitando a Alpha Centauri A, uma das estrelas mais próximas da Terra, situada no sistema de Alpha Centauri. No entanto, ainda não foi descartado que o objeto, que se situa a 4,37 anos-luz do nosso planeta, possar ser apenas um asteroide, poeira espacial ou até mesmo de uma falha no equipamento dos cientistas.

O telescópio utilizado na observação é o Very Large Telescope, operado pelo Observatório Europeu do Sul no deserto do Atacama, no Chile. Caso seja confirmado, o achado representará a primeira vez em que um exoplaneta foi descoberto orbitando uma estrela próxima de nós por meio da obtenção direta de imagens.

O estudo que detalha a descoberta foi publicado na revista científica Nature Communications no último dia 10. No artigo, os pesquisadores detalham mais de cem horas de observação entre maio e junho de 2019 que revelaram um ponto brilhante que nenhum deles conseguiu explicar.

O objeto é de cinco a sete vezes maior do que a Terra e está envolto em gás. Devido à sua distância da estrela que orbita, na hipótese de se tratar de um planeta, os cientistas afirmam ser possível que ele possua água líquida – substância essencial para as formas de vida que conhecemos.