Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Astrônomos descobrem primeiro asteroide ‘brasileiro’

Objeto foi avistado do observatório Sonear, sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research, em Oliveira, a 120 km de Belo Horizonte

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 28 Maio 2014, 13h35

Um grupo de astrônomos amadores descobriu o primeiro asteroide “brasileiro”. O objeto foi observado pela primeira vez na semana passada, confirmado por outros observatórios ao redor do mundo e oficializado pela União Astronômica Internacional. Ele foi cadastrado provisoriamente como 2014 KP4, até que sua órbita seja mais conhecida pelos cientistas. O asteroide foi visto do observatório Sonear, sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research, que fica perto de Oliveira, cidade a 120 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O local foi construído por Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro, responsáveis pela descoberta.

Por seu tamanho e proximidade da Terra, o 2014 KP4 se encaixa na classificação de “asteroide potencialmente perigoso”: mais de 150 metros de diâmetro e menos de 7,5 milhões de quilômetros de distância da órbita terrestre. Com diâmetro estimado entre 200 e 600 metros, caso colidisse com a Terra esse asteroide causaria um impacto continental. Felizmente, apesar de sua classificação, os riscos de uma colisão são desprezíveis. “Ele não oferece nenhum perigo à Terra”, disse Jacques ao site de VEJA.