Astronautas retornam da ISS após 6 meses no espaço

20 jun 2016, 09h42

Três astronautas aterrissaram nas estepes do Cazaquistão no último sábado após completarem uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Tim Peake, o primeiro astronauta britânico na ISS, o russo Yury Malenchenko e o americano Tim Kopra voltaram à Terra por meio da cápsula russa Soyuz, depois de 186 dias em órbita. “Foi incrível. A melhor viagem de toda minha vida”, declarou Peake.

Missão Saffire prende fogo em cápsula no espaço. Confira vídeo
Astronauta Scott Kelly quebra recorde e se torna o americano há mais tempo no espaço

De acordo com a Nasa, a tripulação realizou estudos sobre saúde ocular, cognição e microbioma no espaço. Além de auxiliar nos estudos da agência espacial americana para viagens de longa duração em ambiente de microgravidade, como as futuras expedições à Marte, os estudos pretendem auxiliar pesquisas sobre doenças oculares – como glaucoma.

Agora, Tim Kopra acumula 244 dias no espaço, divididos em duas viagens à ISS. Em sua primeira missão espacial, Tim Peake completa 186 dias no espaço e Malenchenko, em sua sexta viagem ao espaço, completa 828 dias em microgravidade.

Tripulação – O astronauta da Nasa Jeff Williams e os russos Oleg Skripochka e Alexey Ovchini permanecem a bordo da estação espacial. A próxima decolagem de Baikonur para a ISS, expedição 48, está prevista para 7 de julho, com o russo Anatoly Ivanishin, a americana Kate Rubins e o japonês Takuya Onishi.

Assista abaixo, em um vídeo da Nasa, o momento da chegada dos astronautas na Terra: