Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Achado na Austrália mineral que se pensava exclusivo da Lua

Por Greg Wood Atualizado em 6 Maio 2016, 16h49 - Publicado em 5 jan 2012, 14h20

Um mineral trazido à Terra pelos primeiros astronautas que viajaram à Lua e que se pensava exclusivo do satélite natural foi descoberto em rochas da Austrália de mais de um bilhão de anos, informaram cientistas nesta quinta-feira.

A tranquilitita é um mineral que deve seu nome ao Mar da Tranquilidade, uma planície de basalto situada na Lua, onde foi encontrada pela primeira vez em 1969.

Este mineral “se considerou durante muito tempo próprio da Lua”, até que os geólogos descobriram amostras no oeste da Austrália, declarou Birger Rasmussen, cientista australiano da Universidade Curtin, em Perth (oeste).

“Sempre houve este mineral na Terra; estas amostras não vieram da Lua”, destacou o cientista, que publicou sua pesquisa na revista Geology.

“Isto significa basicamente que na Lua e na Terra ocorrem os mesmos fenômenos químicos e os mesmos processos”, acrescentou.

O mineral raro foi encontrado por enquanto em seis locais diferentes da Austrália e permite, entre outras coisas, datar com precisão a antiguidade das rochas que o contém, afirmou Birger Rasmussen.

Continua após a publicidade
Publicidade