Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A ciência comprova: todos os horóscopos dizem a mesma coisa

Uma análise feita com 22 000 horóscopos mostrou que todas as previsões usam, basicamente, as mesmas palavras

Não é apenas uma impressão que a previsão de seu horóscopo diz todos os dias a mesma coisa. De acordo com uma análise de 22 000 horóscopos publicados no site Yahoo em língua inglesa, eles sempre usam basicamente as mesmas palavras, com pouquíssimas variações, em absolutamente todos os dias do ano.

A pesquisa, feita por David McCandless, um jornalista inglês especializado em dados digitais, revelou que há alguns poucos termos exclusivos para os signos. Entre as 50 palavras mais citadas para cada signo há poucas surpresas para quem tem o costume de acompanhar previsões ou perfis astrológicos: Virgem ganhou na frequência da palavra “perfeito”; Peixes, “decisão”; e, Leão, “charme”.

Leia também:

Astróloga Susan Miller já desafiou seu horóscopo

Método supersticioso – Desde a Antiguidade, os homens olham para o céu noturno em busca de significados racionais e místicos. Olhando para a estrelas, que não deveriam estar ali por acaso, tentaram decifrar o que queriam dizer. Entre outras coisas, acreditaram que sua vida poderia ser regida pelas constelações que, em seu nascimento, estavam em determinadas posições no céu. Era uma espécie de ciência antes que a ciência rigorosa que conhecemos fosse inventada. No entanto, desde o surgimento do método científico, por volta dos século XVI e XVII, as previsões astrológicas perderam seu apoio. A astrologia parou na Idade Média por não aceitar os rigores da aferição empírica e da prova pelos pares. Hoje não passa de superstição.

Em 2011, o astrônomo americano Parke Kunkle afirmou que está errada a interpretação dos movimentos celestes usada pela astrologia para determinar os signos de acordo com a data de nascimento das pessoas. Na prática, isso significa que muita gente é de um signo diferente daquele a que julga pertencer. A constelação de Escorpião ou Aquário que rege nossas vidas não passariam de um erro de cálculo. Isso, porém, em nada tem efeito prática. Afinal, é tudo misticismo.

Para dar mais uma prova de que o horóscopo só funciona com muita fé, o inglês McCandless elaborou em sua análise o que seria uma previsão típica para qualquer signo, em qualquer dia do futuro. A fórmula certeira, baseada nos dados levantados: “Seja qual for a situação ou momento, procure aproveitá-la. Não espere nada. Continue amando. Família e amigos importam. O mundo é cheio de vida, diversão e energia. Talvez difícil. Ou fácil. Mude seu modo de encarar a vida e melhores dias virão.”

A análise completa com as palavras mais recorrentes para descrever a sina de cada signo pode ser vista no site do autor: Information is beatiful.

(Da redação)