Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vacarezza tentará acordo para iniciar votação da DRU

Por Eugênia Lopes

Brasília – O líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP), afirmou hoje que vai tentar um “acordo de procedimentos” com a oposição para começar a votar a emenda à Constituição com a Desvinculação das Receitas da União (DRU), na próxima terça-feira, 8. O governo vai fazer um apelo para que a oposição faça uma obstrução mais leve durante a votação da proposta. O temor é de que a oposição leve a sessão da Câmara a durar cerca de 30 horas. “Vou discutir com eles (oposição) um calendário viável e votarmos sem uma obstrução mais rigorosa”, disse Vaccarezza.

A ideia é votar o primeiro turno da DRU nos dias 8 e 9. O segundo turno da emenda deverá ser votado nos dias 22 e 23 de novembro. O líder do governo negouqualquer relação entre a votação da DRU e o projeto de lei que trata do novo modelo de distribuição das receitas do petróleo, ainda sem data marcada de votação.

Vaccarezza aproveitou para criticar a decisão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), de instalar uma comissão especial para analisar o projeto dos royalties. “Acho que não é a forma mais adequada. O ideal seria que o projeto tramitasse normalmente por todas a comissões”, disse o líder do governo.