Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um inventário de crimes

O operador do mensalão quer delatar – dos nomes dos mandantes do assassinato de Celso Daniel ao plano do PT para subornar um ministro do STF

Condenado a 50 anos de cadeia e preso há quatro, o publicitário Marcos Valério quer se transformar em delator na Operação Lava Jato. Em fevereiro, o operador do mensalão apresentou ao Ministério Público um cardápio do que pode contar. São sessenta itens de histórias que presenciou e participou na última década, enquanto esteve à frente de esquemas ilegais para financiar campanhas, pagar propinas e calar desafetos de políticos. A papelada está sob análise em Brasília, porque envolve autoridades com foro privilegiado. As últimas investidas de Valério para conseguir um acordo de colaboração não vingaram. Mas o que ele falou se confirmou. Em 2012, bem antes de vir a público o escândalo do petrolão, Valério revelou num depoimento a procuradores da República que um esquema de corrupção na Petrobras servira como fonte de dinheiro sujo para calar um chantagista que ameaçava envolver o ex-presidente no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, ocorrido em 2002. Cinco anos depois, a Lava-Jato encontrou provas que corroboravam o que ele dissera e levou à condenação do empresário Ronan Maria Pinto, o tal chantagista que teria recebido 6 milhões de reais de forma fraudulenta, entre outros personagens. O publicitário agora promete responder a uma pergunta que permanece um mistério: Quem mandou matar Celso Daniel? VEJA apresenta uma síntese dessa e de outras histórias que Valério ameaça detalhar, como a operação do PT para subornar um ministro do Supremo, mesadas distribuídas aos cabeças do partido e o caixa dois que abasteceu campanhas do PSDB.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Binelli

    Agora ele quer abrir o bico? AGORA? Passamos por três governos da Quadrilha e somente AGORA ele quer falar? Pois que apodreça no xadrez…

    Curtir

  2. É por isso que o Joaquim Barbosa saiu do SpTdoF ?

    Curtir

  3. A serviço do PT. O cara narra um monte de fatos impossíveis de acontecer, dentre eles um SENADOR que teria se reunido pra pedir propinas um ano após morrer.

    Veja, não tiveram acesso ao conteúdo ou preferiram manchetear caos hipotético pra proveito próprio?

    Curtir

  4. luciano jose do nascimento

    Otávio, com certeza, foi por este motivo que o Ministro Joaquim Barbosa, deu um carreirão.

    Curtir

  5. Angelo Della Torre

    Mais ele foi importante , pois devido a ele ninguém ficou para ser boi de piranha, vamos ouvir esse sujeito!

    Curtir

  6. Ai sim, da uma redução de 30% na pena mas com apresentação de provas, ai a casa vai cair de vez,

    Curtir

  7. francisco salim alves penin

    Deixem o o homem delatar. Quem não dever, nada há a temer. O pior é fazer a manobra do gato, que enterra as suas fezes…

    Curtir