Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Time’ coloca Barbosa entre 100 mais influentes do mundo

Relator do processo do mensalão foi apontado pela revista americana como pioneiro por ser o primeiro negro a presidir a Suprema Corte brasileira

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, entrou para a famosa lista das 100 pessoas mais influentes do mundo publicada anualmente pela revista americana Time. Barbosa foi apresentado na categoria “pioneiros”, ao lado de Marissa Mayer, CEO do Yahoo Group, e do “caçador de asteroides” da NASA, Don Yeomans, entre outros. Também constam na relação, em outras categorias, personalidades como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, o ator Daniel Day-Lewis, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e o papa Francisco. Além de Barbosa, outro brasileiro que está na lista é o chef de cozinha Alex Atala.

Quem assina o texto sobre Barbosa é Sarah Cleveland, professora de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde Barbosa é professor visitante. Ela exemplifica a popularidade de Barbosa no Brasil com o episódio das máscaras de carnaval com o rosto do presidente do STF. “A máscara de carnaval mais popular no Brasil neste ano não foi a de nenhum jogador de futebol ou pop star. Foi a de Joaquim Benedito Barbosa Gomes”.

Barbosa entrou na lista por ser o primeiro negro a ocupar a cadeira da presidência do Supremo e por sua atuação no julgamento do mensalão, considerado o “maior julgamento de corrupção política” do Brasil, segundo a Time. O texto destaca que, mesmo tendo sido indicado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa não poupou no julgamento pessoas muito próximas do petista, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

“Os brasileiros escolheram a máscara de Barbosa como um sinal de honra”, diz Sarah em seu texto. “No país que mais importou escravos em toda a América e onde metade dos 195 milhões de habitantes se identificam como negros ou mestiços, ele simboliza a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade”.

A revista também destaca a trajetória de Barbosa, da infância pobre no interior de Minas Gerais até o maior cargo do judiciário brasileiro – que já foi tema de uma reportagem de capa de VEJA, citada pela Time.

Leia também:

Joaquim Barbosa é aplaudido por eleitores durante votação no Rio

Reinaldo Azevedo: Multiculturalismo uma ova! Joaquim Barbosa representa a democracia!