Clique e assine a partir de 9,90/mês

Superior dos lefebvristas foi recebido no Vaticano

Por Michele Limina - 14 Sep 2011, 09h45

O superior da Fraternidade integrista lefebvrista de São Pio X, monsenhor Bernard Fellay, foi recebido nesta quarta-feira no Vaticano.

Monsenhor Fellay foi recebido pelo prefeito para a Doutrina da Fé, o cardeal William Levada.

Segundo fontes do site Vatican Insider, o Vaticano entregou um documento de duas páginas a Fellay, no qual responde aos assuntos levantados em 2009 pela comunidade religiosa sobre temas como liberdade religiosa e o ecumenismo após o Concilio Vaticano II (1962/65).

Fellay deverá dar uma resposta às propostas das autoridades vaticanas em um prazo razoável, sustenta a mesma fonte.

Continua após a publicidade

Monsenhor Fellay havia antecipado em junho passado a realização de uma reunião com autoridades do Vaticano para fazer um balanço das discussões iniciadas em 2009 sobre as graves divisões.

Apesar disso, Fellay criticou a beatificação de João Paulo II e condenou o encontro interreligioso de Assis, na Itália, convocado para outubro, nos 25 anos da primeira reunião convocada pelo precedente papa polonês.

Os resultados da reunião deverão ser comunicados ao papa Bento XVI.

A aproximação gradual entre integristas lefebvristas e as autoridades da Santa Sé começou há dois anos, após a grave crise gerada dentro e fora da Igreja pelo levantamento da excomunhão decretada por João Paulo II em 1988 aos bispos ultraconservadores do movimento, fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre e que determinou há 20 anos uma divisão.

Publicidade