Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sem-teto entram em confronto com a PM em reintegração de posse

Invasores fizeram ainda uma manifestação no Aeroporto de Cumbica, próximo do qual está localizado o terreno ocupado

A reintegração de posse de um terreno em Guarulhos, próximo ao Aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo, terminou nesta terça-feira em confronto entre sem-teto e a Polícia Militar. Os invasores reagiram ao cumprimento da ordem judicial formando barricadas com pneus e pedaços de madeira em chamas, além de aterem fogo em alguns barracos. Em resposta, a PM usou balas de borrachas e bombas de efeito moral para dispersá-los.

No início da madrugada, cerca de 50 moradores, de acordo com a Polícia Militar, realizaram um protesto no Aeroporto de Cumbica contra a ordem de despejo das famílias. A manifestação, que começou por volta da 0h30, foi pacífica.

A área de cerca de 250.000 metros quadrados fica na Estrada do Elenco, região do Bananal, em Guarulhos, e foi invadida em abril do ano passado. Segundo a PM, aproximadamente 300 moradias foram construídas no local. “A área é de preservação permanente e sofreu degradação ambiental por conta da construção de barracos de madeira e parcelamento do solo”, afirma a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Para cumprir a reintegração de posse, determinada pela Justiça, os policiais chegaram ao terreno por volta das 6h50. Por causa do fogo nas barricadas e nos barracos, o Corpo de Bombeiros também precisou ser acionado. Até o momento, não há informação de feridos.

(Com Estadão Conteúdo)