Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rodrigo Garcia tem ‘dia de candidato’ frustrado

Secretário passou despercebido em restaurante popular na periferia de SP

A fila no Bom-Prato de São Matheus, zona leste de São Paulo, dobrava a esquina na hora do almoço nesta quinta-feira. No entanto, os frequentadores do restaurante popular pareciam ignorar a presença de um convidado: Rodrigo Garcia (DEM), secretário estadual de Desenvolvimento Social e pré-candidato a prefeito.

Com a barba feita, cabelos bem arrumados com gel e camisa azul impecável, Garcia fez a terceira visita em duas semanas a restaurantes do programa Bom-Prato na capital – os outros foram em Santana, na zona norte, e em Santo Amaro, na zona sul. Cercado por assessores, o secretário passou despercebido pelas pessoas que aguardavam na fila. De repente, alguém pensou reconhecê-lo. “É o Chalita”, disse uma mulher, referindo-se ao também pré-candidato Gabriel Chalita (PMDB).

Oficialmente, o périplo do secretário pelos restaurantes populares da periferia, acertado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), faz parte dos compromissos do democrata como secretário, já que o objetivo é avaliar o novo modelo do programa Bom-Prato. No entanto, também serve como teste de popularidade. Desde setembro, além do almoço por um real, os estabelecimentos da rede contam com café-da-manhã por cinquenta centavos, acesso grátis a internet e cursos técnicos na área gastronômica.

Durante a visita, Garcia fez questão de apertar a mão de funcionários e até entrou na cozinha. O cardápio trazia cupim assado com molho de laranja, virado (arroz, feijão e farofa) e alface. Para beber, suco de abacaxi com hortelã, e banana para sobremesa. “Estava muito bom”, disse ele ao responsável pela unidade, José Airton Rodrigues. Na saída, mais abraços, apertos de mão, acenos e fotos.

O secretario estadual e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), almoça no Bom Prato de São Matheus O secretario estadual e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), almoça no Bom Prato de São Matheus

O secretario estadual e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), almoça no Bom Prato de São Matheus (/)

Agenda – Garcia tem conciliado a agenda de secretário, nos dias de expediente, com os primeiros compromissos como pré-candidato, nos finais de semana. Segundo a sua assessoria, ele se reuniu com correligionários para discutir os primeiros passos da sua articulação para a eleição.

No entanto, o DEM ainda não decidiu se encabeçará uma chapa para a sucessão de Gilberto Kassab, que deixou o partido para fundar o PSD. Alianças com o PSDB e com o PMDB ainda são avaliadas pela sigla.

O secretário nega estar em campanha. “O nosso trabalho é à frente da secretaria. Temos o objetivo de fazer com que todos os programas do governador sejam implementados. É a isso que temos nos dedicado integralmente”, disse Garcia. “De pré-candidatura nós falamos em ano par. Ano ímpar é ano de trabalho.” Revelador.