Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Reforma tributária ‘vai dar ao Brasil ganho de produtividade’, diz relator

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) disse em live de VEJA que o texto 'corrige enormes distorções' e 'é uma revolução'

Por Da Redação Atualizado em 12 jul 2024, 15h24 - Publicado em 12 jul 2024, 08h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O relator do projeto de lei complementar que tratou da regulamentação da reforma tributária na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou, durante o programa Os Três Poderes, de VEJA, nesta sexta-feira, 12, que a proposta é “ousada” e “vai dar ao Brasil um ganho de produtividade”.

    Publicidade

    “Está reforma é uma revolução que permite o Brasil sair da armadilha de ser um país apenas portador, sem valor agregado. O Brasil perdeu participação no PIB mundial e perdeu participação na balança comercial de exportação de bens manufaturados”, afirmou Lopes. “Esta reforma dá crescimento econômico durante dez anos de 2%. Ganho de produtividade, eficiência e competitividade”, acrescentou o deputado.

    Publicidade

    Ele disse que não se pode “reduzir” a proposta “a um debate sobre tributa arma ou não, colocou carne ou não”, que isso se trata de “uma redução muito simples, que não é o centro da reforma”. “Essa reforma corrige enormes distorções e vai diminuir a carga tributária para 90% da sociedade”, salientou Lopes.

    O parlamentar também foi abordado sobre a expectativa para a votação no Senado e a possibilidade de mudanças no texto. “O Senado tem toda sua autonomia e, com certeza, eles (senadores e senadoras) vão dar belíssimas contribuições para aperfeiçoar a boa técnica legislativa e os conceitos dessa reforma”, opinou, dizendo ainda que a a ideia é finalizar a votação ainda este ano, apesar do período eleitoral.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Ela (proposta de regulamentação) vai voltar para a Câmara e nós vamos submeter ao plenário da Câmara até dezembro, estou muito convicto, porque é um desejo suprapartidário de ter um novo sistema tributário. Então é possível, sim, votar no segundo semestre. Acredito que nós votaremos já na segunda semana de agosto o outro projeto que regulamenta a reforma tributária”, concluiu o parlamentar.

    Os Três Poderes, sempre transmitido no canal de VEJA no YouTube, às 12h, será apresentado pela colunista Marcela Rahal e terá os comentários dos também colunistas Robson Bonin, Matheus Leitão e Ricardo Rangel. A edição vai abordar ainda o andamento das investigações contra Jair Bolsonaro e aliados, como o caso da Abin paralela, além de outros assuntos relevantes da semana.

    Publicidade

    Aprovação da reforma na Câmara

    A Câmara aprovou o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. O texto, que segue para o Senado, detalha as regras de aplicação, descontos e isenções do novo imposto sobre valor agregado a ser cobrado sobre bens e serviços no país. Os deputados decidiram incluir a carne na cesta básica nacional, o que dá direito à isenção total ao alimento. Além disso, as armas ficaram fora do chamado Imposto Seletivo, também chamado de “imposto do pecado”. O presidente da Casa, Arthur Lira, disse que foi aprovado um sistema tributário “mais ágil e mais simples”, que, “se não é o melhor, é o mais possível”.

    Continua após a publicidade

    Abin paralela de Bolsonaro

    A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no caso da Abin paralela de Jair Bolsonaro. O relatório que embasou a operação apontou ao menos 22 alvos de espionagem ilegal, entre ministros do STF, deputados federais, senadores, um ex-governador e jornalistas — veja os nomes aqui. Além disso, a PF encontrou um áudio de uma reunião na qual o então chefe da Abin Alexandre Ramagem trata com o ex-presidente e o ex-ministro do GSI Augusto Heleno sobre as investigações contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. Conforme mostra reportagem de VEJA, este caso e o das joias sauditas complicam os planos eleitorais bolsonaristas.

    Publicidade

    Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia:

    Aplicativo VEJA para Android

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Aplicativo VEJA para iOS

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.