Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Programa Sena Limpa promete despoluir seis praias do Rio até 2014

Praia de Ipanema será a primeira a receber intervenções. No ano passado, águas do bairro estiveram impróprias para banho durante 40% do tempo

No apagar das luzes de um verão em que as praias do Rio de Janeiro foram criticadas pela sujeira, turistas e cariocas recebem uma boa notícia. Na próxima semana, terá início o programa Sena Limpa (o nome refere-se ao número de praias contempladas), do governo do estado, que promete despoluir seis praias da cidade até 2014, com investimentos que totalizam 150 milhões de reais.

A praia de Ipanema será a primeira a receber intervenções, que devem estar concluídas em dezembro de 2012 – portanto, em tempo para o próximo verão. Com as obras, o esgoto atualmente despejado no canal do Jardim de Alah será desviado para o emissário de Ipanema e lançado em alto mar. Na lista, ainda estão as praias de Leblon, Leme, São Conrado, Urca e da Bica, na Ilha do Governador.

Em Ipanema, a meta é deixar as águas do bairro próprias para banho durante 90% do ano, contra um índice de apenas 60% no ano passado. Serão realizadas obras no canal do Jardim de Alah, responsável por 90% da poluição da praia de Ipanema. Entre elas, está a implantação de um cinturão para coleta de esgoto junto às saídas do canal, que recebem esgoto, por exemplo, da comunidade Cruzada de São Sebastião. Também será feito um reforço no sistema de bombeamento que leva o esgoto das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo para o emissário de Ipanema.

De acordo com dados do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), as praias da Urca e da Bica ficaram impróprias durante 95% do ano passado. A praia do Pepino, em São Conrado, ficou 90%. Leblon e no Arpoador estiveram sem condições de banho em 50% do tempo. Ipanema e Leme aparecem em seguida, com índices de 40% e 35%, respectivamente.

A praia do Leblon, que recebe parte do esgoto das comunidades da Rocinha e do Parque da Cidade, será a última a ficar livre dos coliformes fecais. A previsão é dezembro de 2014. Antes dela, serão despoluídas as praias do Leme (junho de 2013), da Urca (outubro de 2013), da Bica (novembro de 2013) e de São Conrado (dezembro de 2013).

Além de obras de saneamento, o programa concentra-se em medidas como coleta de lixo superficial, limpeza de galerias e monitoramento e fiscalização do despejo de esgoto.