Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Praça Victor Civita é inaugurada em SP

A praça Victor Civita será inaugurada nesta segunda-feira, em São Paulo. O espaço de 13.648 metros quadrados, ao lado da Editora Abril, foi construído no lugar do antigo incinerador de lixo de Pinheiros, após um engenhoso projeto de revitalização que consumiu 10 milhões de reais. O resultado é uma obra conceitual. A praça foi erguida sobre um terreno contaminado por metais pesados, dos detritos ali processados entre 1949 e 1989. A partir desta terça, o local passa a abrir ao público diariamente, das 6h30 às 19h. São esperadas 500 pessoas por dia. O local que possui um museu dedicado à sustentabilidade terá intensa programação cultural gratuita.

O projeto – O problema do solo contamimado foi solucionado de duas maneiras: primeiro, foram despejados 50 centímetros de terra nova sobre o solo, num total de 3.500 metros quadrados – o suficiente para encher duas piscinas olímpicas. Segundo, foram colocados deques sobre o terreno. Os deques, aliás, são ecológicos, feitos de madeira legalizada brasileira. Assim como o sistema de reservatório de água implantado sob a vegetação, que armazenará parte da chuva para a irrigação.

As atrações – O Museu da Sustentabilidade ocupa o prédio onde antes funcionava o incinerador de lixo da região. Além desse prédio, o terreno conta agora com um bosque, uma horta, jardins suspensos, uma arquibancada para 250 pessoas e um palco. Nele, se apresenta nesta quarta, às 13h, o grupo mineiro Uakti. A banda, que assina a trilha sonora do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, abre a agenda de shows semanais gratuitos na hora do almoço. Há também atividades previstas para a semana e os fins de semana: de palestras e oficinas de educação ambiental a sessões de teatro e atividades físicas. Confira a programação completa do espaço no site pracavictorcivita.org.br.

O custo da revitalização foi dividido entre o Banco Itaú, a Petrobras, a construtora Even e a Editora Abril, empresa fundada por Victor Civita (1907-1990) em 1950. A praça é o primeiro projeto do Instituto Abril, criado em 2007 com o objetivo de estimular ações ligadas a cultura, ambiente e cidadania. O instituto divide a realização do projeto com a Prefeitura de São Paulo. A cerimônia de inauguração está marcada para as 19h desta segunda. A praça Victor Civita fica no número 580 da rua Sumidouro. Mais informações pelo telefone (11) 3037-8696.

Infográfico – Como o lixão virou uma praça ecológica.