Clique e assine a partir de 9,90/mês

PF faz operação contra desvios em empréstimos da Caixa

Ação investiga prejuízo de R$ 1 milhão e três ex-prestadores de serviço da instituição foram alvos de prisão temporária

Por Da Redação - Atualizado em 20 Sep 2017, 12h04 - Publicado em 20 Sep 2017, 12h02

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 20, a Operação Inimigo Oculto que tem como objetivo investigar desvios de dinheiro em empréstimos da Caixa Econômica Federal (CEF). O esquema teria causado o prejuízo de quase um milhão de reais aos cofres da instituição, segundo investigação.

Três ex-prestadores de Serviço da Caixa foram alvos de mandados de prisão temporária e condução coercitiva. Eles conseguiram desviar os valores por meio de concessões fraudulentas de ao menos 46 empréstimos pessoais que, em sua maioria, eram destinados a familiares e amigos.

Segundo a PF, para tornar esses empréstimos viáveis os investigados utilizaram senhas de empregados da instituição financeira possibilitando a inserção indevida de dados no sistema, incluindo rendas fictícias sem apresentação de documentos.

A Justiça Federal já determinou o bloqueio da quantia aproximada de 950.000 reais das contas dos investigados que serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo, a operação inclui trinta mandatos de condução coercitiva e três de busca e apreensão, na Brasília e nos estados do Pará e da Bahia.

Publicidade