Pane na leitura do Bilhete Único lota estações do Metrô
Catracas chegaram a ser liberadas em estações da Linha 1 -Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás. Erro na leitura fez com que saldo dos cartões aparecesse zerado
Uma pane no sistema que faz a leitura dos cartões do Bilhete Único nas catracas do Metrô de São Paulo causa longas filas nas estações nesta quinta-feira. O problema foi provocado por um erro no software do serviço, que fazia com que os cartões dos passageiros aparecessem com o saldo de créditos zerado quando os usuários os colocavam no aparelho para liberação da catraca. O erro de leitura tumultuou o embarque em estações das linhas 1 – Azul, 3 – Vermelha e 5 – Lilás.
Os funcionários do Metrô liberaram algumas catracas para passagem sem pagamento, com objetivo de desafogar as filas enormes em frente às estações. As plataformas e escadas rolantes também ficaram lotadas. Os bilhetes em papel funcionaram normalmente.
A assessoria de imprensa do Metrô informou que o problema de leitura estava rejeitando o Bilhete Único, mas que não tem informações de que os créditos estavam sendo retirados. A falha começou às 4h40 desta quinta, logo que as estações foram abertas aos usuários.
O Metrô não informou quais estações foram afetadas, embora as filas estivessem maiores do que o normal nas paradas Artur Alvim, da Linha 3 – Vermelha, e Saúde, da Linha 1 – Azul, por exemplo. De acordo com a estatal, o sistema nas catracas havia sido normalizado por volta das 8h40. Apesar disso, as estações e corredores de transferência ainda continuavam superlotados após o horário.
A assessoria de imprensa da São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pelo sistema do Bilhete Único, informou por telefone que o caso era uma questão pontual do Metrô e que ainda estava avaliando o que causou o defeito. O passageiro que se sentiu lesado pode telefonar para o serviço 156, da Prefeitura de São Paulo, para relatar o problema.
Leia também:
Sistema contra lotação do Metrô atrasa novamente
Pane em esteira fere 20 pessoas no metrô de São Paulo
(Com Estadão Conteúdo)