Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Obama diz que vai fechar Guantánamo

Por Da Redação 18 dez 2008, 07h29

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou à revista Time que pretende fechar o centro de detenção americano de Guantánamo, em Cuba, no prazo de dois anos. Obama foi escolhido pela revista como Personalidade do Ano de 2008.

“Em política externa, (seremos bem sucedidos) se tivermos fechado Guantánamo de uma forma responsável, se colocarmos um final claro à tortura e se restaurarmos o equilíbrio entre nossas necessidades de segurança e a Constituição”, afirmou. Há cerca de 250 homens presos em Guantánamo.

Obama também reafirmou que vai retirar das tropas americanas do Iraque e reforçar as posições no Afeganistão em termos militares e diplomáticos.

Homem do ano – A escolha de Obama, segundo a revista Time, se deve a sua ascenção nos últimos dois anos. “Ele chegou à cena americana como um trovão, reposicionou nossa política, fez em pedaços décadas de sabedoria convencional e superou séculos de ordem hierárquica social”, diz a revista.

Obama concorreu com nomes como o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a governadora do Alasca e ex-candidata a vice-presidente dos EUA, Sarah Palin. No ano passado, o vencedor havia sido o premiê russo, Vladimir Putin.

Continua após a publicidade

Publicidade