Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carta ao Leitor: Muito além da notícia

Curso de Jornalismo Avançado e participação no projeto Comprova: novas iniciativas de VEJA para oferecer visão mais analítica e aprofundada dos fatos

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 11h52 - Publicado em 27 Maio 2022, 06h00

Desde a publicação de seu primeiro exemplar, em setembro de 1968, VEJA se pauta por oferecer a seus leitores uma visão mais aprofundada e analítica dos fatos. Por mais de meio século, nossa equipe tem buscado ouvir e trazer para as suas páginas os maiores especialistas do Brasil e do mundo para, com sua expertise inequívoca, iluminar assuntos do cotidiano e avaliar seus impactos, seja na forma de entrevistas como as Páginas Amarelas ou em artigos e edições especiais. Agora VEJA dá um novo passo nesse sentido ao criar o Curso VEJA de Jornalismo Avançado em parceria com o Insper, uma das mais importantes e respeitadas instituições de ensino e pesquisa no país. Ao todo serão oferecidos cinco cursos temáticos em áreas tão diversas como economia e sustentabilidade. O primeiro deles, iniciado no último dia 21, tem como tema “Finanças públicas e gestão fiscal: o que os jornalistas precisam saber”. Nesta etapa, os quarenta participantes (profissionais do Grupo Abril, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, entre outros) terão aulas com professores do Insper, autoridades e outras instituições de ensino que aprofundarão temas como risco fiscal, teto de gastos e orçamento secreto.

Em outra ação que extrapola a cobertura jornalística tradicional, VEJA passa a fazer parte também do projeto Comprova, criado em 2018, uma coalizão de 42 veículos de comunicação formada para investigar reportagens suspeitas. Liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Comprova realiza um trabalho de forma colaborativa para avaliar conteúdos compartilhados nas redes sociais. Desde o início do projeto, há quatro anos, já foram analisadas mais de 800 reportagens que esclareceram postagens de veracidade duvidosa e denunciaram fake news sobre assuntos sensíveis como eleições, políticas públicas e a pandemia de Covid-19 — infelizmente, alvos frequentes de distorções no universo digital.

Louváveis na defesa do saber e da verdade, o Curso de Jornalismo Avançado e a participação no projeto Comprova se somam a outras iniciativas de VEJA na permanente busca por oferecer a seus leitores conteúdos de maior profundidade, permeados por uma análise consistente e que sejam úteis para a compreensão dos problemas e dos fenômenos que acontecem no Brasil. É o caso da plataforma digital VEJA Insights, que publica estudos e artigos produzidos por especialistas e entidades parceiras em áreas como política, economia, saúde e negócios. Lançada em agosto de 2020, ela já conta com dezoito publicações, a mais recente delas, de 27 de maio, com uma tese sobre o futuro do emprego sob o impacto das mudanças tecnológicas que ocorrem no planeta. Com ações como essas, que avançam muito além das notícias, VEJA acredita estar contribuindo para a construção de um país mais crítico e com maior conhecimento para enfrentar seus desafios. Esse, vale ressaltar, é mais um dos compromissos que temos com nossos leitores.

Publicado em VEJA de 1 de junho de 2022, edição nº 2791

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.