Clique e assine com até 92% de desconto

MG já tem 31 municípios em situação de emergência

Segundo último boletim da Defesa Civil, mais de 8 000 pessoas tiveram de deixar suas casas. Duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas

Por Cida Alves 27 dez 2011, 16h16

Aumentou para 31 o número de municípios em Minas Gerais que decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde outubro. Segundo a Defesa Cilvil estadual, as cidades que se somaram às mais afetadas pelas enchentes, enxurradas e deslizamentos são: Setubinha, no Vale do Jequitinhonha; São João do Oriente, na região do Rio Doce; Conceição do Pará, no centro-oeste; Vespasiano e Raposo, na região central do estado.

O número de desalojados e desabrigados já ultrapassa os 8 000. Duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas. No total, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Quanto aos danos materiais, até agora 1 952 casas foram danificadas e 73 ficaram totalmente destruídas. Quase 40 pontes foram derrubadas pela força das águas, dificultando o acesso a algumas localidades.

Litoral paulista – O litoral de São Paulo também sofreu com as chuvas nos últimos três dias. Em Ubatuba, ao menos 180 pessoas foram retiradas de suas casas por riscos de desabamento. A estrutura de abastecimento de água foi parcialmente danificada e o mau tempo provocou o transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

“Agora a situação já está normalizada e as famílias que estavam desabrigadas ou desalojadas já voltaram para suas casas”, disse ao site de VEJA o coordenador da Defesa Civil do município, Delmo Jorge Braga. Segundo ele, não houve registro de feridos ou mortos por causa das chuvas.

No Guarujá foi decretado estado de atenção até quarta-feira, quando a situação será reavaliada. Até a tarde desta terça-feira não havia voltado a chover. Ao todo, há quatro famílias desalojadas.

Previsão – Esta terça-feira ainda será chuvosa em grande parte do Brasil, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Também há a possibilidade de chuva forte no Maranhão e no extremo oeste da Bahia. Áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva a partir da tarde no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no nordeste de Minas. Nas demais áreas haverá sol, variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva no leste e litoral sul da Bahia, no norte do Maranhão, oeste e norte do Piauí.

Continua após a publicidade
Publicidade