Termina neste sábado, 16, no Rio de Janeiro, o G20 Social, ciclo de encontros voltado ao debate entre movimentos sociais e participantes da sociedade civil, aberto ao público, que antecedeu a cúpula dos líderes do G20, marcada para segunda, 18, e terça-feira, 19.
O evento de encerramento, que acontece na manhã deste sábado, conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também do presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul, país que presidirá e sediará a edição de 2025 do G20. Na cerimônia, será apresentado e entregue formalmente aos líderes o documento elaborado pelos representantes das populações dos países integrantes do G20 com propostas voltadas ao combate à fome e à pobreza, às mudanças climáticas e a reformas na governança global.
Também participam da cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro Márcio Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, a primeira-dama Janja e, como representantes da sociedade civil, a ativista iemenita Tawakkol Karman, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2011, a brasileira Ceres Hadich, coordenadora do MST.