Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Lula entre os 50 mais poderosos

Por Da Redação 22 dez 2008, 20h08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre as 50 pessoas mais poderosas do mundo de acordo com uma lista publicada pela revista americana Newsweek. Lula ocupa a 18ª posição, à frente de nomes como o do papa Bento XVI, no 37º lugar, e do Dalai Lama, 46º da lista.

Em primeiro lugar está o presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama, cuja ascensão à Casa Branca é destaque na publicação. “Em janeiro, Obama assumirá o posto de presidente dos EUA. É por isso que ele ocupa o primeiro lugar da lista”, justifica a revista.

Já a escolha de Lula é justificada pela Newsweek da seguinte forma: “Depois de pegar o Brasil à beira da ruína no início de 2003, o atual presidente hoje governa um país com mais de 200 bilhões de dólares em reservas internacionais e com o menor índice de inflação entre os países emergentes”.

O presidente da China Hu Jintao ocupa a segunda posição do ranking, seguido pelo líder francês Nicolas Sarkozy. Em quarto, quinto e sexto lugares aparecem, respectivamente, os presidentes dos Bancos Centrais dos Estados Unidos, Europa e Japão, Ben Bernanke, Jean-Claude Trichet e Masaaki Shirakawa.

Em sétimo lugar está o primeiro-ministro da Grã-Bretanha Gordon Brown, seguido pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo chefe de governo da Rússia Vladimir Putin. O décimo lugar é ocupado pelo rei Abdullah da Arábia Saudita. A apresentadora Oprah Winfrey aparece em 47º lugar.

Continua após a publicidade
Publicidade