O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se manifestaram neste domingo, 25, sobre as queimadas que tomaram o estado de São Paulo, afetando ainda outras regiões do país. Em reunião no PrevFogo, em Brasília, ambos afirmaram que há indícios de que os incêndios começaram de forma criminosa. Dois suspeitos foram detidos neste fim de semana.
“Em reunião no Ibama, na tarde de hoje, ao lado da ministra Marina Silva, o presidente da entidade afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais. Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país já estão avisados e proibiram uso de fogo de manejo”, publicou Lula em seu perfil na rede X (antigo Twitter). “Já são cerca de 3 mil brigadistas em todo o Brasil trabalhando para combater os focos de fogo. A Polícia Federal vai investigar e o governo vai trabalhar com os estados no combate aos incêndios.”
Marina reforçou o pedido. “Mesmo que o governo federal e os governos dos estados coloquem todo o seu efetivo no combate aos incêndios, é necessário que as pessoas parem de colocar fogo, senão vão prejudicar a saúde e a vida das pessoas e dos animais. É um apelo que fazemos.”
Estado de São Paulo decretou situação de emergência
O governo de São Paulo decretou, por 180 dias, situação de emergência em 45 cidades do interior do estado, devido aos incêndios florestais que atingem os municípios deste a última sexta-feira 23. A norma foi publicada no Diário Oficial do estado. A mudança no tempo em todo o estado desde o sábado, no entanto, já ajuda a reduzir os focos de queimadas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo divulgou boletim na manhã deste domingo, 25, com informações sobre frente fria e chuvas no estado. Neste sábado, o governo de SP chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões. A atuação das equipes de combate ao fogo e as chuvas alteraram a situação e ainda à noite os focos já tinham caído pela metade.
A previsão para este domingo é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima fica em 10°C e a máxima não supera os 14°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados com os menores valores acima dos 75%, indicando melhora na qualidade do ar.
Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, o ar gelado de origem polar derruba literalmente as temperaturas, principalmente entre o domingo e a próxima quinta-feira, 29. A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas a partir da madrugada de domingo.
Confira a lista das cidades em emergência:
1. Águas da Prata
2. Alumínio
3. Amparo
4. Bananal
5. Bebedouro
6. Bernardino de Campos
7. Boa Esperança do Sul
8. Brodowski
9. Coronl Macedo
10. Dourado
11. Iacanga
12. Ibiting
13. Itápoli
14. Itirapina
15. Jaú
16. Lucélia
17. Luís Antônio
18. Monte Alegre do Sul
19. Monte Azul Paulista
20. Morro Agudo
21. Nova Granada
22. Pedregulho
23. Piracicaba
24. Pirapora do Bom Jesus
25. Pitangueiras
26. Poloni
27. Pompeia
28. Pontal
29. Presidente Epitácio
30. Ribeirão Preto
31. Rosana
32. Sabino
33. Salmourão
34. Santo Antônio da Alegria
35. Santo Antônio do Aracanguá
36. São José do Rio Preto
37. São Luís do Paraitinga
38. São Simão
39. Sertãozinho
40. Tabatinga
41. Taquarituba
42. Torrinha
43. Ubarana
44. Urupês
45. Valentim Gentil