Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês
Continua após publicidade

Justiça eleitoral do Rio arquiva investigação contra Flávio Bolsonaro

Inquérito fora aberto por suposta omissão de bens na declaração que apresentou quando candidato a deputado estadual em 2014

Por Maiá Menezes Atualizado em 23 Maio 2023, 18h21 - Publicado em 23 Maio 2023, 18h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian Senator Flavio Bolasonaro, son of President Jair Bolsonaro, gestures as he leaves Planalto Palace in Brasilia, on October 4, 2022. - Brazil's bitterly divisive presidential election will be decided in a runoff on October 30 as incumbent Jair Bolsonaro beat first-round expectations to finish a closer-than-expected second to front-runner Luiz Inacio Lula da Silva in the October 2 first round. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) - (Evaristo Sá/AFP)

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro determinou, na tarde desta terça-feira, 23, o arquivamento de inquérito policial que apurava suposta falsidade ideológica eleitoral cometida pelo senador Flávio Bolsonaro, quando quando a deputado estadual nas eleições de 2014. A decisão foi por unanimidade.

    O inquérito foi aberto em maio de 2018 pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio, para apurar a suspeita de que o 01 do ex-presidente teria omitido valores da declaração de bens que entregou à Justiça, quando registrou sua candidatura à Assembleia Legislativa em 2014.

    A Polícia Federal, em março de 2020, havia concluído que não houve “inserção de falsa informação” na declaração de bens de Flávio. O Ministéro Público Eleitoral recorreu pediu o arquivamento por três vezes, com base no relatório, o que não tinha sido aceito pela 204ª Zona Eleitoral.

    O desembargador Henrique Figueira, do TRE-RJ, ressaltou que o “Judiciário deve arquivar o inquérito policial que não tiver identificado a existência de justa causa penal, ou seja, indícios da existência do crime e de sua autoria, mesmo após ter tramitado por período razoável, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal de Justiça”

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.