Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Joinville mira inovação para assegurar crescimento

Conselho criado em 2012 reúne representantes da universidade, do empresariado e da prefeitura para traçar planejamento de longo prazo

O prefeito de Joinville (SC) aposta na inovação tecnológica para dobrar o PIB do município em dez anos. Udo Döhler (PMDB) visitou o ônibus da Expedição VEJA na Praça da Bandeira, no centro da cidade, e explicou como pretende aproveitar a oferta de mão de obra qualificada e a boa localização do município para diversificar a produção industrial de Joinville, hoje sustentada pelo setor metal-mecânico e pela produção de maquinário.

Desde 2012, Joinville também abriga um Conselho Municipal de Inovação. O colegiado é composto por 25 pessoas, incluindo representantes da academia, do empresariado e de órgãos públicos. O conselho tem a missão de dar suporte ao planejamento municipal e aumentar a integração entre aquilo que é produzido nas universidades e o que é aplicado à prática.

A prefeitura pretende utilizar uma área de 30 milhões de metros quadrados para criar um polo de inovação tecnológica e elevar o grau de especialização do parque industrial joinvilense. A lei municipal de inovação, em vigor desde 2011, prevê incentivos a pesquisadores e isenção de impostos para as empresas de setores como o de fármacos e de biotecnologia se instalarem na cidade.

Segundo o prefeito, a infraestrutura e a mão de obra têm condições de acompanhar o salto tecnológico. “Temos fornecimento de energia e água assegurados pelos próximos 30 anos. E vamos formar 7.500 engenheiros nos próximos cinco”, diz ele.

Enquanto a cidade não dá o esperado salto tecnológico, a prefeitura continua investindo na atração de novos empreendimentos automotivos para assegurar o crescimento da cidade no curto prazo.

A instalação de montadoras no município tem potencial para fomentar uma grande cadeia de produção de peças e acessórios para veículos. Hoje, Joinville abriga uma fábrica de motores da General Motors e o centro nacional de distribuição da BMW. Em setembro, a montadora alemã também vai inaugurar na vizinha Araquari sua primeira fábrica na América do Sul.

Leia também:

Em Joinville, 70% das exportações são industrializadas

Condomínio de indústrias abriga 2,6% do PIB de SC

​Expedição Veja: ajude a revelar o Brasil que dá certo

Tem algo a dizer sobre Joinville? Converse conosco pelas redes sociais por meio da hashtag #expedicaoveja.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP