Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Incêndio atinge vegetação do Parque do Juquery, na Grande São Paulo

Chamas destruíram mais da metade da área verde do parque, segundo a Prefeitura de Franco da Rocha. Causa do fogo ainda é desconhecida

Por Caíque Alencar Atualizado em 22 ago 2021, 18h13 - Publicado em 22 ago 2021, 16h11

Um incêndio atingiu a área de vegetação do Parque Estadual do Juquery em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, neste domingo, 22. Segundo a Prefeitura, as chamas consumiram mais da metade da área verde do parque. O Corpo de Bombeiros trabalha para conter o fogo, mas o tempo seco e o vento forte faz as chamas se espalharem rapidamente, dificultando a operação.

De acordo com comunicado da corporação, às 16h18, 90 bombeiros trabalhavam para apagar as chamas em apoio aos brigadistas do Parque do Juquery, além de outros 112 profissionais da Defesa Civil. Neste momento, sete viaturas estão no local. O Corpo de Bombeiros ainda não identificou qual foi a causa do incêndio.

Para ajudar nos trabalhos, a Prefeitura de Franco da Rocha abriu canal de comunicação para que brigadistas voluntários com experiência entrem em contato. O telefone é (11) 4449-5545. O helicóptero Águia, da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP), também está na operação e coleta água da represa Paiva Castro para lançar sobre o incêndio.

O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

“Chuva de cinzas” em São Paulo

Após o incêndio, moradores de vários bairros da capital paulista se espantaram com a fuligem causada pela destruição da vegetação do parque. Em fotos publicadas nas redes sociais, os paulistanos mostraram varandas e quintais cobertos de uma sujeira preta que foi levada pelo vento.

Continua após a publicidade
Publicidade