Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo Bertin pagou reforma no sítio de Atibaia, segundo PF

Análise do e-mail do arquiteto responsável pela obra indica mensagens com funcionários do grupo e comprovantes de pagamentos pelos serviços

Um relatório de investigação da Polícia Federal indica que o Grupo Bertin pagou parte da reforma do sítio Santa Barbara, em Atibaia (SP), frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento faz parte das investigações da 24ª fase da Operação Lava Jato e é datado de 16 de setembro deste ano. Lula responde a inquérito por ter recebido benesses de empreiteiros que reformaram o imóvel, registrado em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, sócios do filho de Lula.

O laudo da PF analisa o e-mail do arquiteto Igenes dos Santos Irigaray Neto, que cuidou pessoalmente da reforma do sítio. Nelas, aparecem trocas de mensagens com funcionários do Grupo Bertin, através do e-mail corporativo destes. Há negociações de pagamentos, comprovantes de depósitos por serviços prestados, e orientações sobre detalhes das obras.

A Polícia Federal identificou três depósitos feitos na conta de Irigaray Neto pela empresa Rema Participações Ltda, que é parte do Grupo Bertin. As remessas foram feitas entre os dias 5 de novembro de 2010 e 18 de março de 2011, somando 110.516 reais. O valor total do contrato, segundo uma das mensagens, seria de 225.000 reais.

comprovantes sítio Atibaia Igenes dos Santos Irigaray Neto Lula Bertin Rema comprovantes sítio Atibaia Igenes dos Santos Irigaray Neto Lula Bertin Rema

comprovantes sítio Atibaia Igenes dos Santos Irigaray Neto Lula Bertin Rema (/Reprodução)

O sítio Santa Bárbara entrou na mira da Operação Lava Jato após a descoberta de que empreiteiras do petrolão (OAS e Odebrecht) realizaram reformas no local. Os investigadores suspeitam que o ex-presidente, que sempre negou ser o dono da propriedade, recebeu gratificação das construtoras em troca de contratos obtidos da Petrobras. A propriedade está registrada oficialmente no nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho. Bittar é filho de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e amigo pessoal de Lula. E Suassuna é sócio de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, na empresa BR4 Participações.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. prende logo este traste, já abre o bico e diz pra nação aonde estão os bilhoões de reais roubados, aquele que faz falta nos hospitais, escolas…. prende logo e põe no pau de arara.

    Curtir

  2. Napoleao Gomes

    O ~filho do Ladrão Bêbado, ou seja, o Luladrãozinho é sócio deste frigorífico!

    Curtir

  3. Victor Grossi

    De naturezas fraudulentas, os políticos, parentes e apadrinhados. Na história dos Czarista, Corruptos, Cleptocratas e os políticos são amoral. Devolvam o dinheiro do povo brasileiro e a nossa moral ficará estabelecida.

    Curtir

  4. Mauricio G. de Oliveira

    Ao nosso querido e estimado LUIS INACIO LULA DA SILVA, apelido ZE DO ME, nao seria muito mais varonil (VARAO coisa de homem) admitir que voce e o dono deste maldito sitio, e acabar com esta historia de que nao tem nada a ver com este sitio e o apartamento no guaruja???? MOSTRA QUE VOCE E MACHO DE GARANHUNS e nao fica se cagando pelas esquinas como um uma galinha?????
    Vamos LULA todos ja sabem oque voce fez e como se inriqueceu, sai deste parto como MACHO que voce tanto berrou nos microfones. Mostra que voce tem as bolas rochas como o seu amigo e parceiro FERNANDO COLLOR.

    Curtir

  5. Soares França

    É muita gente idiota junta. Acho que no mundo todo esse é o espaço com maior idiota por metro quadrado. …kkkkk

    Curtir

  6. Aldo Pavão Júnior

    Lugar de Ladrões é na cadeia e não no governo de um país!

    Curtir

  7. Mauricio G. de Oliveira

    Esta havendo uma grande confusao, com a reforma do sitio de Atibaia, esta propriedade nao pertence ao ex-presidente LULA, ela pertence ao socios do filho do ex-presidente, e como sao bons amigos, eles permitem ao todo PODEROSO CHEFAO a usar e desfrutar do local. Nao ha crime algum em usar, mandar fazer reforma, instalar antena de telefonia, fazer melhoramentos na propriedade, para receber com dignidade uma pessoa de tao alto calibre. Os AMIGOS SAO PARA ISSO!!!!!!
    Voces que nao tem amigos, ficam com inveja, e vem sempre um pelo na casca de ovo.
    Afinal de contas, este ILUSTRE SR. sempre viveu, em propriedades( bem como seus filhos) de AMIGOS.
    Eu tenho inveja dele, pois eu nao tenho esta classe de amigos, tao despreedidos, magnanimos, e filantropicos.

    Curtir