Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fotos de brasileiro morto na Espanha ajudam investigação

Últimas imagens da câmera de Gilbert Janeri têm data de 8 de março e mostram que executivo seguia pela trilha correta no caminho de Santiago de Compostela

Fotos da câmera do executivo Gilbert Janeri, de 43 anos, encontrado morto em uma das trilhas do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, divulgadas nesta quarta-feira, ajudam família e autoridades a compreender melhor o que pode ter ocorrido durante a peregrinação. O último contato do executivo com a família, feito por e-mail, no dia 6 de março levava à hipótese de que Janeri teria morrido no dia seguinte. No entanto, as últimas fotos feitas com a câmera são de 8 de março.

Na mensagem que enviou à família, Janieri escreveu que ainda não tinha certeza se pegaria o caminho pelos Pirineus ou por algum outro ponto. Disse ainda que o contato por celular seria difícil, mas assegurou que daria notícias assim que possível. As fotos revelaram que ele seguia pelo caminho correto.

Segundo Eliane Garcia, prima do executivo, tanto os familiares como a polícia espanhola acreditam que um enfarte tenha provocado a morte de Janeri. “Ele se preparava e treinava para viagem há cerca de quatro meses, mas é impossível dizer ao certo o que pode ter acontecido.” O corpo do executivo foi encontrado por um guarda florestal somente no dia 22 de março.

A cerimônia de cremação está marcada para o próximo sábado. Os familiares de Janeri levarão as cinzas pelo caminho que o executivo pretendia fazer e serão espalhadas junto a Cruz de Ferro, em Santiago de Compostela.

(Com Estadão Conteúdo)