Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Fernando de Noronha reabre apenas para turistas que já tiveram a Covid-19

Recuperação terá de ser comprovada por meio de exames; arquipélago, fechado desde 21 de março, volta a receber visitantes na terça, dia 1° de setembro

Por Kleber Nunes, de Recife
Atualizado em 4 jun 2024, 15h33 - Publicado em 27 ago 2020, 18h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cinco meses após proibir o acesso de visitantes e restringir a circulação de moradores, Fernando de Noronha (PE) voltará a receber turistas a partir da terça-feira, dia 1º de setembro. A entrada no arquipélago, no entanto, só será permitida a visitantes que já tiveram a Covid-19 e se recuperaram.

    De acordo com o administrador local, Guilherme Rocha, a comprovação da recuperação clínica será mediante o envio do exame RT-PCR, feito pelo turista pelo menos 20 dias antes da viagem, ou o sorológico, mais conhecido como teste rápido, que detecta os anticorpos do novo coronavírus.

    “O resultado positivo do exame deverá ser enviado à administração por meio do formulário eletrônico, o mesmo onde é feito o cadastro para o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).Vamos incluir um botão para anexar o comprovante do teste”, explicou Rocha, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 27. O endereço para envio dos testes é o www.noronha.pe.gov.br.

    Fernando de Noronha fechou o acesso aos turistas no dia 21 de março quando o arquipélago tinha dois casos suspeitos e o Estado de Pernambuco, ao qual pertence, 28 pacientes com a Covid-19. Atualmente, os dados oficiais contabilizam 94 infectados, sendo 93 recuperados e um em recuperação.

    “Fernando de Noronha é um caso de sucesso, não há transmissão comunitária na ilha há muito tempo”, disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

    Continua após a publicidade

    Regata

    A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha também foi autorizada pelo governo de Pernambuco. A tradicional competição será realizada no dia 10 de outubro, porém, para percorrer as 300 milhas náuticas de travessia, o equivalente a 560 quilômetros, do Marco Zero do Recife até o Mirante do Boldró, na ilha, os velejadores terão que obedecer a um protocolo.

    Segundo Guilherme Rocha, além de uso de máscaras e a proibição de aglomeração, outras medidas de segurança estão sendo alinhadas no documento que será divulgado em breve. “Sempre com cautela e sem pressa para proteger os noronhenses e os turistas. A pressa, nesse caso, é inimiga da vida”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.