Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Expansão faz paulistano trocar ônibus por metrô

Por AE

São Paulo – A ampliação no horário de funcionamento da Linha 4-Amarela e do trecho final da Linha 2-Verde (Estações Tamanduateí e Vila Prudente) está tirando passageiros de corredores de ônibus. Dados da São Paulo Transporte (SPTrans) indicam que o Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, por exemplo, registrou, em agosto, queda de 25 mil usuários por dia útil em relação ao mesmo mês de 2010 – caiu de 400 mil para 375 mil passageiros.

A Prefeitura atribui a queda ao fato de a Linha 4-Amarela – paralela ao corredor – ter passado a fechar mais tarde, absorvendo, assim, parte da demanda do fim da tarde. Situação parecida ocorreu no Expresso Tiradentes, ex-Fura Fila. O serviço foi usado por 5 mil pessoas a menos na média de junho, ante igual período de 2010. A redução se explica pela extensão da Linha 2-Verde à Vila Prudente.

Segundo especialistas, a tendência é de que essa migração aumente a partir de segunda, quando o trecho entre as Estações Butantã e Paulista da Linha 4 passará a horário integral. Além disso, o ramal será ampliado ao centro. “Com o tempo, as pessoas passarão a usar os ônibus para os trajetos curtos e o metrô para os mais longos”, diz Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.