Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-presidente Lula será tratado de tumor na laringe

(Atualiza com novos dados e declarações)

Brasília, 29 out (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado em um hospital em São Paulo, onde foi diagnosticado tumor de laringe.

‘O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou exames no dia de hoje (sábado) no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe’, diz o comunicado da instituição, que revelou o início do tratamento de quimioterapia para os próximos dias.

Lula, quem fez 66 anos na última quinta-feira, ‘está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório’, detalha a nota, assinada pelo médico Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor do Hospital Sírio-Libanês.

Conforme o hospital, uma das recomendações imediatas dos médicos para Lula é parar definitivamente de fumar, um hábito que mantém há décadas e que, embora tenha reduzido, nunca largou.

‘Nos últimos dias ele vinha reclamando de sua voz, que sempre foi muito grave, mas agora estava mais rouca que o comum’, disse aos jornalistas Paulo Okamoto, presidente do Instituto Cidadania e umas das pessoas mais próximas de Lula.

Como declarou ao portal ‘G1’, o diretor do Departamento de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, Paulo Hoff, a persistente rouquidão e seu agravamento é ‘um sintoma típico’ de câncer de laringe.

No mesmo hospital foi tratada com sucesso a atual presidente, Dilma Rousseff, de um câncer no sistema linfático em 2009, e recebe atendimento atualmente o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, de uma doença similar a de Dilma.

A equipe médica do Hospital Sírio Libanês também foi oferecida pelo Governo brasileiro ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, quem optou por seguir com médicos cubanos o tratamento contra um câncer na região pélvica.

Nesse mesmo local recebeu tratamento durante 13 anos José Alencar, ex-vice-presidente de Lula, quem morreu no início do ano após uma longa luta contra o câncer na região estomacal.

Lula chegou ao poder em 2003 em no último 1º de janeiro entregou a faixa presidencial a Dilma, sua discípula política e vencedora das eleições de outubro de 2010.

Nos últimos meses, Lula teve uma intensa atividade e viajou para dezenas de países. Ele recebeu homenagens pelo seu empenho na luta contra a pobreza e a fome. EFE