Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ex-policiais são condenados por escoltar traficantes da Rocinha

Dias antes da ocupação da favela, em 2011, bandidos tentaram deixar o morro amparados por agentes das polícias militar e civil

Por Da Redação 15 nov 2012, 20h11

Quatro ex-policiais flagrados em novembro de 2011 escoltando três traficantes que tentavam fugir da favela da Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio, foram condenados na última terça-feira. O ex-policial militar Flávio Mello dos Santos foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão pelo juiz André Ricardo Ramos. Três ex-policiais civis receberam pena de 12 anos e quatro meses. Eles tentavam acobertar a fuga de traficantes dias antes da ocupação da favela. Os quatro estão presos em Bangu 8, na zona oeste do Rio.

“A sociedade não pode tolerar que aqueles nos quais ela deposita a confiança para o provimento da segurança pública envolvam-se com criminosos da pior estirpe”, registra o juiz na sentença. Três réus foram absolvidos: o policial militar reformado José Faustino Silva, o motorista de Flávio, Sandro Oliviero, e Paulo Roberto Lima da Luz, que trabalhava como mototaxista na favela da Rocinha.

Os três traficantes tentavam ir para o morro de São Carlos, no Estácio, região central do Rio. No caminho, foram interceptados por policiais federais. Anderson Rosa Mendonça, Sandro Luís de Paula Amorim e Valquir Garcia dos Santos foram condenados a 15 anos de prisão.

LEIA TAMBÉM:

Traficante Nem da Rocinha é preso na Zona Sul do Rio

Ocupação da Rocinha sob suspeita

Na ocupação da Rocinha, a redenção de São Conrado

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade