Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Evento debate psicologia na era da internet

Por AE

São Paulo – Discutir o impacto da web na atuação profissional do psicólogo bem como avaliar a influência dos meios de comunicação na rede na vida da população. Estes serão os temas que serão debatidos em São Paulo, nos dias 06 e 07 de outubro, no evento Psicoinfo São Paulo 2011, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). O evento tem como público-alvo psicólogos e o público em geral e poderá ser acompanhado por meio do site http://www.crpsp.org.br/psicoinfo. A coordenação do evento é de Luiz Eduardo Valiengo Berni, do CRP-SP. Inscrições também podem ser realizadas por meio do site.

“A velocidade com que as transformações acontecem a partir desse novo Nível de Realidade que se descortina a todos em termos mundiais, vem fazendo com que a Aldeia Global preconizada pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan ao final dos anos 1960 se torne cada vez mais real”, explica texto divulgado no site do CRP-SP.

“Assim sendo, entendemos ser urgente que a Psicologia continue discutindo essas questões dando nova atenção aos efeitos gerados pela informatização das comunicações humanas sobre os processos psíquicos subjetivos e sociais. É dever dos(as) psicólogos(as) apropriar-se efetivamente dessa nova área de investigação/atuação profissional – as Interfaces Psicoinfo – de maneira a preencher uma lacuna ainda existente no nosso campo de pesquisa e intervenção.”

De acordo com o texto, a proposta do Psicoinfo São Paulo 2011 é continuar discutindo a temática atuando, também, “como evento preparatório para o Psicoinfo Nacional que será organizado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) ainda em 2011. Trata-se, pois, de refletir sobre os aspectos inter e transdisciplinares envolvidos na área da Psicoinfo: o aprofundamento dos temas desafios éticos, teóricos, técnicos e jurídicos.”

O primeiro debate sobre o tema ocorreu em 1998 provocado pelo CFP. O segundo Psicoinfo foi realizado em São Paulo, em 2000, pelo CRP, mas em caráter regional. Em 2006, a PUC-SP promoveu o 3º Seminário Nacional Psicoinfo.