Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: estado de Washington aprova casamento homossexual

O estado de Washington (oeste dos EUA) tornou-se nesta segunda-feira o sétimo estado do país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois que a governadora Chris Gregoire assinou o texto aprovado na semana passada pela Câmara dos Representantes.

“Estou orgulhosa de que nossos casais do mesmo sexo não sejam tratados de forma diferente, mas igual” aos demais, declarou Gregoire, que assinou a lei sob o aplauso dos defensores dos direitos dos homossexuais.

Com a legalização do casamento gay, o estado de Washington se une a Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Nova York, e à capital federal, Washington, lugares nos Estados Unidos onde é possível o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A lei entrará em vigor em 7 de junho. Mas os homossexuais do estado de Washington talvez terão de esperar um pouco mais antes de casar, porque os opositores anunciaram que tentarão submeter o tema a um referendo revogatório em novembro.

Se conseguirem as assinaturas necessárias para este referendo, a lei seria suspensa à espera do resultado da consulta popular.